segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia de parques

Ontem (domingo) levei o Ted a 3 parques aqui em Curitiba. Em todos há histórias para contar:


1) "Parcão"

Este é o parque dos cachorros de Curitiba. Não é oficial, mas as pessoas foram chegando e levando seus cães e simplesmente aconteceu. É uma grande área verde onde cachorros correm soltos e brincam uns com os outros.

Bom, o Ted é super manso, mas é meio desgovernado quando corre e pode causar problemas devido ao seu tamanho e peso (39kg). E ele adora correr. Muito.

Estava ele correndo atrás de um cocker spaniel marrom quando lá pelas tantas o cocker correu em direção ao seu dono. O Ted foi atrás. O cara viu os dois cachorros vindo a toda em sua direção, mas não se moveu nem fez nada diferente.

O cocker passou correndo ao lado do dono. O Ted não.

O Ted virou de lado e fez uma legítima "cama de gato". Parecia uma bola de boliche acertando um pino em cheio.

O cara simplesmente viu suas pernas voarem para trás: ficou de lado, na horizontal, e se estatelou no chão.

Corri até ele, perguntando se estava tudo bem. Não parecia. Ele estava com uma cara feia, gemendo um pouco. Perguntei se tinha caído em cima da garrafa d'água que ele carregava, e ele respondeu "não, foi em cima das costelas mesmo, mas não quebrou nada não". Ele disse que viu o Ted vindo, mas achou que "não dava nada": "poxa, ele é pesado, hein?"

Ficamos um pouco sem graça e acabei levando o Ted para a outra extremidade do parque, mais afastado. De longe eu olhava para o cara de vez em quando e vi que ele logo foi embora. Espero que não tenha quebrado nada mesmo.


2) Parque Tanguá
Tenho ido nesse parque ultimamente por causa de um pequeno riacho que serve de "ladrão" para o grande lago. É uma água razoavelmente limpa, pois o lago é em uma rocha, logo não tem muita lama. Esse riacho forma uma pequena corredeira e o Ted gosta de deitar na água para se refrescar.

Aqui comecei uma experiência de levar o Ted solto em vez de preso na guia. Ele puxa muito quando está na guia mas, curiosamente, se comporta bem melhor quando solto. Anda só um pouco à frente, cheira em volta e olha para trás para ver se estou perto. Em suma, fica ao meu redor dentro de um círculo de uns 10 metros.

Bom, isso quando não há pássaros por perto. Especialmente quero-queros com aqueles gritos estridentes.

De repente o Ted vê alguns na grama ao longe e sai correndo. Ele corre mesmo, com vontade, quando vê quero-queros. Eu devia arranjar uns de brinquedo para usar no agility.

E lá vai ele, correndo pela grama atrás dos bichos. Corre para direita, para esquerda, em todas as direções enquanto as aves voam e tentam se livrar do perseguidor. As pessoas já param para olhar, apontam, dão risada. E o Ted correndo, sem olhar muito para a frente, e os pássaros berrando, só fazendo a vontade do Ted aumentar.

Tem um outro lago nesse parque, menor, que tem um vertedouro. É uma vala no chão, em forma de "V", cheia de plantas, capim e lama. Não dá para ver a água muito bem de tanta vegetação que tem.

Bom, os pássaros voaram por cima dessa vala. E o Ted atrás.

Em sua defesa, ele viu a vala.

Correu, pegou embalo e pulou por cima. Foi bonito de ver aquele animal dourado voando. Só que ou a vala era mais larga do que ele pensava, ou achou que o fundo era firme e não um monte de lama. Em todo caso, o arco final do salto o levou em cheio para o fundo do riacho. As pessoas acompanhando a perseguição da ponte soltaram um "aiiiiii" coletivo.

Por um curto instante, tudo sumiu, não tinha nada dourado no riacho, só as plantas boiando. E então, tão rápido quanto afundou, ele surgiu novamente. Só não era mais um retriever dourado: agora era preto. Só tinha uma mancha rosada na frente, perto da cabeça: era a língua para fora, todo feliz. Hmm, de repente ele até sabia que tinha lama ali e "caiu" de propósito. Vai saber.

Acabou a perseguição. Os pássaros ganharam. Mas o Ted estava tão feliz que ele é que parecia ter saído vitorioso. Veio trotando em minha direção com a língua pendendo para o lado. Claro que esperou chegar ao meu lado para se sacudir todo.

Depois dessa tive que levá-lo de volta àquela pequena corredeira para tentar tirar a lama dele.

3) Parque Tingui
O Tingui é um parque bem comprido e estreito com vários lagos. A água é meio barrenta e o Ted não entrou ali ainda, e nem pretendo deixar. É um parque bom para caminhar, correr e pedalar, além de ter muitas áreas bonitas para piquenique e churrasco.

Aqui o Ted já estava bem cansado e continuei levando-o solto em alguns trechos do parque. Existem muitas capivaras por aqui, mas o Ted ainda não as cheirou e não quero encrenca com a polícia do meio ambiente. Vai que flagram ele enxotando algumas.

A história daqui não é tão pitoresca como as duas anteriores. Ele de novo correu atrás de alguns quero-queros, mas sem maiores incidentes dessa vez. O que aconteceu foi que ele levou uma labradora para o "mau caminho".

Ela estava calminha perto dos donos, solta, tranquila. Até que o Ted chegou.

Primeiro se cheiraram ("oi, tudo bem?"), depois levantaram as orelhas, rabos em pé, e pronto, começaram a correr.

Eu só olhando em volta preocupado com pessoas e crianças que o Ted poderia eventualmente atingir, mas a área da corrida de ambos estava razoavelmente restrita e não parecia haver perigo.

Tinha lama em volta, para variar, e a labradora, que era amarela, começou a ficar marrom. Depois do que aconteceu no Tanguá, aquela lama não era nada para o Ted.

Todo mundo feliz, assistindo às brincadeiras dos dois cachorros, até que a labradora decidiu que aquela lama toda era realmente algo divertido e começou a se esfregar com vontade no chão. O problema é que não era só lama que tinha no chão. Tinha fezes também.

Aí sim ela perdeu a cabeça. Lama, fezes, tudo igual. Consegui segurar o Ted a tempo, mas a labradora... Não tinha mais o que fazer.

Os donos começaram a tentar limpá-la com lencinhos de papel (pffff, good luck with that). Sugeri levarem ela num dos lagos, e foi o que fizeram.

Continuamos nosso passeio e, no retorno, vi o casal e a labradora no lago. Eles nos viram também, e discretamente mudaram de direção :).


É por tudo isso que o Ted toma banho nas segundas-feiras. Fim-de-semana é momento de parque, e se ele não se sujar, é por que não aproveitou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário